Pedimos licença. Abrimos aqui espaço para falar sobre o Especial Vila dos Pescadores de Jaraguá – o primeiro de muitos, assim desejamos. Ainda que intitulado como Editorial, este é menos um texto de apresentação e mais uma conversa, um diálogo com vocês, leitores, sobre as nossas intenções e os nossos anseios os quais nasceram a partir deste projeto.

Prestes a completar 6 meses no ar, o Vidas Anônimas decidiu se lançar em um novo desafio: o de escrever uma série de perfis que retratassem o cotidiano e a história dos moradores da comunidade pesqueira, situada no bairro de Jaraguá.

Nossa missão é a mesma que propomos quando demos o pontapé inicial no Vidas Anônimas: a de pôr em prática o exercício de olhar para ver. Pois com esta atitude de enxergar o que está além, a gente reconhece o outro e a si mesmo. É descobrir-se através do outro. Uma experiência surpreendente, que continuamos a compartilhar com vocês.

Em outras palavras, buscamos apresentar a história da Vila através do olhar dos seus próprios moradores. Isto é, servimos como ponte entre eles e vocês. Porque acreditamos que ainda há muito a ser dito. Em especial, neste momento que se apresenta como decisivo àqueles homens e mulheres resistentes a sua transferência para outro local de moradia.

O especial Vila dos Pescadores de Jaraguá é, também, um trabalho de memória. Pesquisando sobre a história da comunidade, descobrimos que ali há resquícios latentes da nossa própria identidade. Existente a mais de meio século, a Vila é uma das povoações mais antigas da capital alagoana. Parte da sua cultura e história se confunde, portanto, com a dos maceioenses.

Logo, é hora de conhecer os “filhos da Vila” – e, de certa maneira, mergulhar em nós mesmos. Todas as segundas e quartas-feiras, durante o mês de setembro, os repórteres Ana Cecília da Silva, Elayne Pontual, Francisco Ribeiro e Glória Damasceno trazem textos inéditos, em forma de perfis, sobre alguns personagens que fazem a comunidade pesqueira de Jaraguá.

No fundo, esperamos estimular o auto conhecimento dos alagoanos a respeito da sua própria história. Boa leitura.

Sobre o Especial Vila dos Pescadores, veja também:

postagemvilaespecial2

Equipe Vidas Anônimas

Envie sugestões, críticas ou simplesmente mande um "olá" para a equipe do Vidas Anônimas. Nosso e-mail é o anonimasvidas@gmail.com.

Últimos textos de Equipe Vidas Anônimas (veja todos)